PJ { professorjacob; }

FORMAÇÃO

Luiz Fernando Jacob Moreira , natural de São Paulo, é professor de física , matemática e tecnologia. Tem formação nas áreas de ELETRÔNICA: Escola Técnica Federal de São Paulo, MEDICINA: Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto (formação básica & Iniciação Científica), FÍSICA (Licenciatura -USP), DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS (FATEC). Pós-graduado em FILOSOFIA DO PENSAMENTO (PUC-COGEAE).


Participou de pesquisas em Biofísica de Membranas na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), em Bioengenharia no Laboratório de Engenharia Biomédica da Escola Politécnica da USP. Atuou ainda nas áreas de telecomunicações na RFFSA e proteção radiológica no IPEN/CENEM ( como técnico especializado em energia nuclear). Tem grande interesse no estudo das inter relações entre as diferentes áreas do conhecimento bem como no impacto da ciência e da tecnologia na sociedade e suas implicações na área Educacional.

HISTÓRICO 1993

Iniciou sua carreira docente em 1993 no colégio Ítaca onde lecionou para as três séries do ensino médio ( 1993 a 1995). Paralelamente ministrou aulas de reforço escolar de matemática, física e química para estudantes do ensino fundamental e médio. Preparou estudantes para os vestibulinhos das Escolas Técnicas dos governos federal e do estado de São Paulo em uma pequena sala temática, com jogos de desafio, montada em sua própria residência. Em 1993/4 participou ativamente de um grupo de pesquisa e desenvolvimento que culminou no pedido de patente de um instrumento digital para alfabetização de crianças e adultos.

HISTÓRICO 1996

De 1996 a 1998 ocupou a cadeira de física no colégio Galileu Galilei onde lecionou para as três séries do ensino médio. No ano de 1996 organizou em sua residência de maneira muito bem sucedida um grupo de estudos para a preparação dos principais vestibulares do Estado de São Paulo onde coordenou uma equipe de professores ( geografia, história, inglês , lingua e literatura portuguesa e biologia ). Coube ao professor Jacob lecionar as disciplinas de física, matemática e química . No início do ano de 1997 viajou para a Europa a fim de conhecer a feira de equipamentos didáticos (DIDACTA) em Düsseldorf (Alemanha) Aproveitou nesse percurso para visitar os principais museus de Ciência e Tecnologia na Espanha , França e Alemanha. Em Portugal ( Lisboa) recebeu um agradável convite para palestrar sobre física e filosofia em uma escola de educação fundamental. Ainda no colégio Galileu Galilei, em 1997 e 1998, concebeu e coordenou o atelier de Ciência e Tecnologia o qual, em 1998, teve a honra e o privilégio de ter recebido a visita do psicólogo cognitivo Howard Gardner. Neste atelier elaborou trabalhos de aprendizagem significativa desde a escola de educação infantil até a última série do ensino médio.


Frequentou o curso de Tecnologias Interativas pela PUC-COGEAE (1998). Fez parte do Grupo de Estudos sobre Complexidade e Pensamento Sistêmico no Instituto de Filosofia Palas Athena orientado pelo médico, professor, consultor e palestrante internacional Humberto Mariotti ( de 1997 a 2007). Neste grupo ministrou palestras sobre as idéias de Jean Piaget, evolução da física e temas ligados às ciências cognitivas. Fez formação em psicoterapia existencial (fenomenologia) com o médico Humberto Mariotti ( 1998 a 2000).

HISTÓRICO 1999

Atuou como professor de física do ensino médio no Colégio Visconde de Porto Seguro (1999 a 2006) onde procurou fundamentar suas aulas segundo a evolução histórica e filosófica dos conceitos balizando-se nas idéias do pensamento sistêmico e complexo de Edgar Morin, Francisco Varela, Humberto Maturana, Humberto Mariotti e outros. Coordenou ainda nessa escola um pequeno grupo de alunos interessados em desenvolver projetos pessoais de estudo tais como o desenvolvimento do pensamento filosófico, cálculo integral/diferencial e estudos sobre métodos de conhecimento (heurística). Em dezembro de 2005, o grupo de estudos filosóficos fez parte de uma matéria jornalística no caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo.


Em 2005 participou da revisão técnica da tradução do livro "Stephen Hawking uma biografia" de Kristine Larsen editora A GIRAFA, amplamente divulgado na bienal do livro de 2006. No final de 2006, desliga-se do Colégio Visconde de Porto Seguro e inicia uma trajetória de livre pesquisador e docência

HISTÓRICO 2007

Em 2007, especializou-se em educação para o pensamento no curso "Fundamentos de Educação para o Pensar" pela PUC-COGEAE coordenado pelo professor Marcos Lorieri, onde apresentou a monografia "INTUIÇÃO COGNITIVA NO PENSAMENTO DE BARUCH DE ESPINOSA E DE JEAN PIAGET". Faz um período sabático de dois anos onde volta-se para investigações de cunho filosófico. Inicia a participação em um profícuo grupo de estudos filosóficos e literários derivado do grupo de complexidade e pensamento sistêmico. Este grupo agora sob a coordenação e orientação do prof. doutor José Luis Leme ( professor aposentado do museu de Zoologia da USP ) foi denominado REDES DE CONVERSAÇÃO.Paralelamente prosseguiu estudos em cursos livres nas áreas de tecnologia informática e comunicação (locução)

Em 2009 retoma suas atividades docentes agora como tutor exclusivo ( professor particular de física e matemática ) para estudantes do ensino fudamental e médio.
HISTÓRICO 2011

Vislumbrando um novo cenário envolvendo as novas tecnologias do século XXI ingressou, no segundo semestre de 2011, no curso de DESENVOLVIMENTO DE JOGOS Digitais na FATEC CARAPICUIBA graduando-se no final do primeiro semestre de 2014. Apresentou por esta instituição ( no segundo semestre de 2013) o trabalho de iniciação científica e de conclusão do curso - PITSTOP - IMPLEMENTAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCIONAL APLICADO AO ESTUDO DA FÍSICA (INÉRCIA).


Ainda em 2013 participou do XX SNEF ( Simpósio Nacional de Ensino de Física) no IFUSP ( Instituto de Física da USP) - e do V Congresso ICLOC ( Instituto Cultural Lourenço Castanho) - PRÁTICAS NA SALA DE AULA - como palestrante convidado com o tema : RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FÍSICA MEDIANTE O USO PRÁTICO DE ALGORÍTMOS.

HISTÓRICO 2014

Em 2014 pela plataforma COURSERA concluiu com distinção o curso AN INTRODUCTION TO INTERACTIVE PROGRAMMING IN PYTON ministrado pelo Departamento de Ciência da Computação da UNIVERSIDADE RICE. Ao graduar-se como Tecnólogo pela FATEC ,no segundo semestre de 2014, lança-se em um antigo e ambicoso projeto de juventude : A fundação do INSTITUTO ROOT para o ensino de Artes, Filosofia , Ciência & Tecnologia. Em 2015 consegue organizar uma sala temática equipada com uma excelente biblioteca e jogos lógicos desafiadores.

Para o ano de 2016 o foco será o ENSINO DE MATEMÁTICA para os estudantes do ensino fundamental 2 ( sexto, sétimo, oitavo e nono anos) , um curso de CRIATRÔNICA (eletrônica, mecânica ,programação & criatividade ) e orientação em física , matemática e química para estudantes que visam prestar os EXAMES VESTIBULARES para as FACULDADES DE MEDICINA .

INSTITUTO ROOT

CURSOS & TREINAMENTOS